terça-feira, abril 26

19 de abril - Dia do Índio


No Brasil, atualmente, vivem cerca de 460 mil índios, distribuídos entre 225 sociedades indígenas, que perfazem cerca de 0,25% da população brasileira, de acordo informações das autoridades brasileiras.
Uma das formas de identificação da cultura do povo indígena é a língua. Apesar do idioma português ser a língua oficial no país, os povos indígenas brasileiros disseminaram 170 línguas diferentes (dados de 1997). No Brasil, há dois troncos linguísticos principais: o Tupi, com sete famílias lingüísticas, incluindo o Tupi-Guarani; e o Macro-Jê, com cinco famílias.
Pesquisas indicam que ainda há cerca de 55 tribos de índios isoladas, sem contato com ninguém e cujas línguas não são conhecidas.

Dia 19/04

O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril para lembrar a data histórica de 1940, quando se deu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, no México.
No Brasil, o Dia do Índio foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra que no dia 19 de abril, em 1940, várias lideranças indígenas do continente participaram do Primeiro Congresso Indigenista do Continente.

Nenhum comentário: